Entre os principais cuidados com a pele na gravidez estão a hidratação e a proteção solar.
Se a pele não estiver muito bem hidratada desde o início da gestação, podem surgir estrias rapidamente. A exposição direta ao sol também deve ser evitada.
A gravidez é um momento mágico para a maioria das mulheres. A experiência de gerar uma nova vida, um filho, mexe com a cabeça de qualquer uma e provoca muitas emoções.
O corpo também sofre muitas alterações ao longo dos 9 meses. A produção de hormônios se intensifica, o peso aumenta e a pele precisa de mais atenção.
Por isso, muitas mulheres buscam informações sobre os cuidados com a pele na gravidez, com objetivo de evitar alguns dos principais problemas estéticos, os quais são muito comuns nesse período. Se esse é o seu caso, aproveite este conteúdo exclusivo!
O que acontece com a pele durante a gestação?
A primeira mudança visível na pele durante a gestação é causada pelo aumento do tamanho do bebê no útero da mulher. Esse processo obriga a pele a esticar mais do que ela está acostumada, em muitos casos, rompendo suas fibras e gerando marcas, as famosas estrias.
Além disso, algumas das mudanças químicas que ocorrem no corpo e fatores genéticos são responsáveis pelo desenvolvimento de manchas no rosto, colo e mãos, o melasma.
Agora que você já entendeu o processo que ocorre com a pele durante essa fase, vamos aprofundar sobre cada uma dessas duas principais situações e explicar como evitá-las.
Estrias na gravidez
Uma das maiores preocupações durante a gestação são as estrias, principalmente quando se espalham pela barriga e seios. Dessa forma, se a pele não estiver muito bem hidratada desde o início, elas podem surgir rapidamente. E esse é o primeiro e talvez o mais importante dos cuidados nessa etapa.
Essas estrias costumam aparecer no segundo trimestre, por causa do ganho de peso mais acelerado do bebê. Elas começam sendo vermelhas e se tornam brancas ao longo do tempo.
Os locais mais comuns de surgimento das estrias são a barriga, as coxas, quadril, seios e glúteos, pois são onde o corpo mais aumenta de tamanho durante a gestação.
Após surgirem, as estrias dificilmente são removíveis ou até mesmo disfarçadas, então o melhor a fazer é prevenir aplicando os cuidados certos.
Quais os cuidados para evitar estrias?
Como mencionado, as estrias surgem a partir da degradação das fibras de elastina presentes na pele. São elas as responsáveis pela elasticidade e sustentação.
Com o aumento de tamanho e peso, áreas mais ressecadas da pele na gravidez ficam sujeitas ao aparecimento das estrias.
Portanto, uma das principais causas é a falta de hidratação, que quando se junta ao excesso de peso e ao fator hereditariedade, aumentam as chances de aparecimento do problema.
Sendo assim, os cuidados com a pele durante a gestação devem ser iniciados logo que a mulher descobre a gravidez. É fundamental utilizar bons cremes hidratantes, preferencialmente com óleos naturais e ativos que auxiliam na prevenção das estrias.
Melasma na gravidez
O melasma são manchas escuras provocadas pelas alterações hormonais, próprias dessa fase, em conjunto com a exposição solar excessiva.
Ele acontece principalmente na pele do rosto, mas outras partes também podem sofrer com o escurecimento, como as axilas e a barriga.
Não existe uma única causa para o surgimento do melasma e essa é uma característica pessoal, ou seja, não acontece com todas as mulheres.
Em geral, a medicina atribui o aparecimento de melasma à exposição solar, às alterações hormonais causadas pela gravidez, pelo uso de anticoncepcionais, ou outros tipos de medicamentos hormonais por tempo prolongado, predisposição genética e até mesmo algumas doenças.
A delicadeza da pele, em maior grau durante a gestação, também pode causar irritação que, por sua vez, podem gerar as manchas na pele.
Cerca de 90% dos casos acontecem em mulheres com tons de pele mais escuros e ter algum familiar direto com melasma também é um fator de risco.
Como evitar o melasma na gravidez?
Mulheres que se enquadram nesses fatores de risco devem prevenir o melasma, evitando a exposição ao sol e usando sempre o protetor solar com fator de proteção mínimo de FPS 30.
A gestante também deve ter atenção ao PPD (Persistent Pigment Darkening), responsável por resguardar a pele dos raios UVA, e deve ser igual ou superior a 10. A aplicação do produto deve, inclusive, ser feita várias vezes ao dia, para evitar o estímulo da produção da melanina.
Também é importante escolher produtos indicados para a gestação, já que algumas substâncias podem ser prejudiciais para o bebê, inclusive durante a amamentação.
No caso de melasma causado pela irritação da pele, o ideal é sempre ter atenção à qualidade dos hidratantes e outros produtos utilizados, dando preferência à aqueles que são seguros para as grávidas.
Agora que explicamos como lidar com essas duas situações específicas, vamos para as dicas fundamentais para ajudar a prevenir essas e outras mudanças que surgem durante a gestação e que podem ser um incômodo para a mulher.
Quais os cuidados com a pele na gravidez? 4 dicas essenciais
Veja a seguir, os principais cuidados para se ter ao longo da gestação, para evitar qualquer tipo de problema na pele.
1. Alimentação
A alimentação é uma grande aliada no controle de peso. Mas, este não é o momento de fazer dietas para emagrecer. O ideal é consumir alimentos saudáveis e nutricionalmente equilibrados durante toda a gestação e além dela.
2. Praticar atividades físicas
As atividades físicas são muito importantes durante a gravidez, pois ajudam no controle do peso e amenizam alguns incômodos que são frequentes nesse período, como as dores nas costas, na região pélvica e nas pernas. Mas é fundamental conversar com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, para garantir a segurança da mãe e do bebê.
3. Hidratação
A água é fundamental para a saúde de todos nós, mas durante a gestação essa importância é ainda maior. Ela evita a retenção de líquidos, auxilia na produção de líquido amniótico, mantém a pele e as mucosas hidratadas e melhora as funções digestivas e intestinais, que costumam ser um problema frequente.O ideal é tomar entre 2 e 3 litros de água por dia.
4. Aplicação de cremes hidratantes e protetor solar
O contato prolongado e direto com a água, especialmente a água quente, pode deixar a pele seca e mais sensível às agressões causadas pelo sol, frio e vento.
Por isso, é importante aplicar cremes com ação hidratante, tanto nas estações mais quentes, quanto nas baixas temperaturas.
Aplique o creme na barriga, seios, quadris e coxas todos os dias, preferencialmente logo após o banho. Dessa maneira sua pele manterá a elasticidade apesar da expansão, e será mais fácil se recuperar após o parto.
Lembre-se também de que o protetor solar para grávidas é um dos melhores amigos nesse processo, por isso, sempre ande com um na bolsa e utilize diariamente.
cuidados para esse momento tão especial da mulher. Quer conhecer mais sobre os produtos? Então confira em Bepantol® Derma.
Agora você já sabe quais são os principais cuidados com a pele na gestação, os principais causadores de manchas na gravidez e como evitar.
A gestação é uma fase em que a mulher precisa cuidar do seu corpo com muito carinho, oferecendo os nutrientes adequados ao organismo e à pele.
A Bepantol® tem uma linha de cuidados para esse momento tão especial da mulher. Quer conhecer mais sobre os produtos? Então confira em Bepantol® Derma.