Yoga na gravidez : como cuidar da coluna

Dor nas costas é uma reclamação bastante frequente entre as grávidas – muitas delas sofrem com esse problema. Porém, temos uma sugestão para acabar com isso: o yoga durante a gravidez!

mulher grávida deitada em tapete de yoga

Os incômodos geralmente começam a aparecer a partir do terceiro mês da gestação e são intensificados no último
trimestre. Uma das orientações para aliviar esta sensação é investir em atividades físicas, como a prática de yoga na
gravidez.

Causas da dor

O problema na coluna pode estar ligado a diversos fatores, como o aumento do tamanho do útero e a pressão que ele faz sobre a coluna, o peso extra da barriga, que modifica o equilíbrio corporal, a frouxidão da musculatura e as alterações hormonais. Calçar com frequência sapatos com solado reto, como rasteirinhas e sapatilhas, também pode intensificar dores lombares – o ideal é escolher calçados com dois centímetros de salto.

Benefícios da yoga

Como os movimentos da yoga trabalham o alongamento, melhoram a postura e ajudam no desenvolvimento da consciência da nova forma do corpo, a atividade é considerada uma boa alternativa para aliviar a dor lombar. O yoga é recomendado durante toda a gravidez – exceto nos casos em que o médico sinaliza que há riscos.

Dentre as vantagens físicas e emocionais da prática da yoga durante a gravidez, estão:

- o estímulo da circulação sanguínea (o que ajuda a amenizar inchaços, sensação de dormência e varizes)

- a melhora na respiração, oxigenando melhor a mãe e o bebê

- o fortalecimento da musculatura usada no parto normal

- a diminuição e a prevenção de dor lombar

- a recuperação mais rápida no pós-parto

- o alívio na prisão de ventre

- o favorecimento da comunicação entre a mãe e o bebê

- a redução da ansiedade e relaxamento da mente

- a diminuição das oscilações de humor

Além disso, alguns especialistas indicam que a atividade pode diminuir a incidência de partos prematuros e favorecer o parto natural, pois há posturas da yoga que previnem posição incorreta do feto.

Antes de se matricular na turma de yoga para aliviar o incômodo nas costas, é indicado procurar auxílio médico. O profissional saberá dar uma orientação adequada sobre a prática de qualquer atividade física durante a gravidez, além de afastar outras causas de dores ou disfunções osteoarticulares.

Outros cuidados

Além da yoga, as dores lombares podem ser aliviadas com fisioterapia (indicada pelo seu médico), alongamentos diários, sessões de massagens e acupuntura semanais, além da colocação de bolsa de água quente quando achar necessário. No dia a dia, procure sentar sempre com as costas totalmente apoiadas e os pés inteiros no chão e dormir de lado, com um travesseiro entre os joelhos. Também fique atenta à postura enquanto estiver em pé, para evitar curvar demais as costas e ficar naquela famosa pose de grávida.

Image
Se você deseja relatar um evento adverso, por favor, clique aqui.
Se você deseja relatar uma queixa técnica, por favor, clique aqui.