Primeiros sinais da gravidez | Bepantol

Primeiros sinais da gravidez

Às vezes, a ansiedade em engravidar é tão grande que não dá nem para esperar o atraso na menstruação: já procuramos sinais no corpo de que há um bebê a bordo.

mulher formando um coração com as mãos na barriga

Qualquer azia, enjoo e indisposição já atiça a curiosidade para fazer um teste de gravidez. Mas será que esses sintomas são confiáveis?

Os sinais de uma possível gestação muitas vezes são os mesmos da TPM: aumento do apetite, mamas doloridas ou inchadas, náuseas, sonolência, cansaço, cólica, tontura, azia, constipação intestinal...

No entanto, eles podem variar muito e ter intensidades diferentes de acordo com a mulher. A diferença maior é que, na gravidez, esses sintomas sempre vêm acompanhados de atraso menstrual. Esse é o maior indício de uma gestação.

Menstruação ou sangramento da gravidez?

Apesar de o atraso menstrual ser o maior sinal de gravidez, muitas mulheres afirmam ter continuado menstruando nos primeiros meses, o que mascara a gestação. Isso é possível? Na verdade, é improvável. Nos primeiros meses de gravidez podem ocorrer sangramentos, mas eles têm intensidade e duração diferentes da menstruação. Existem três grandes causas para esses escapes: um sangramento pequeno do colo uterino, uma ameaça de aborto ou um sangramento após nidação (que é a fixação do óvulo fecundado no útero). Portanto, se você percebeu algo estranho no seu ciclo menstrual, vale procurar um médico para fazer exames.

Quando fazer o teste de gravidez?

Quando há relação sexual sem prevenção e acontece a fertilização, o corpo feminino libera o hormônio gonadotrofina coriônica ou beta-HCG. Os níveis dele começam a estar presentes na circulação da gestante 12 dias após a data prevista para ovulação. Teoricamente, a partir desse momento já é possível fazer o teste de gravidez, no entanto é aconselhável esperar pelo menos o primeiro dia do atraso menstrual para não ter um falso negativo.

Há dois tipos de teste: o de urina e o de sangue. O primeiro pode ser realizado tanto em laboratórios como por meio de testes de farmácia - e é feito a partir de uma pequena amostra de urina. Já o segundo, disponível apenas em laboratório, é mais confiável e certeiro.

Era alarme falso. Será que você tem alguma dificuldade para engravidar?

Provavelmente não. Em mulheres jovens e saudáveis, é considerado normal que a gravidez demore até um ano para acontecer. Por via das dúvidas, vale procurar um ginecologista a partir do sexto mês de tentativas, para que ele solicite um check-up para você e seu parceiro. Mas lembre-se de que, normalmente, a dificuldade de engravidar tem mais a ver com ansiedade do que com um problema físico. Por isso, procure não pensar demais nesse assunto e boa sorte!

Image
Se você deseja relatar um evento adverso, por favor, clique aqui.
Se você deseja relatar uma queixa técnica, por favor, clique aqui.