Saiba como tratar Assaduras em Bebê

Evitar assaduras nos bebês é sempre uma grande preocupação de pais e mães. Entenda como prevenir e como tratar caso apareçam.

O que são as assaduras em bebê?

bebê usando fralda cor de rosa com as pernas para o alto

A assadura em bebê é uma reação que ocorre na pele do bebê, tornando-a avermelhada, inchada ou irritada na região da fralda próximo ao bumbum, coxas e região genital. Em alguns casos, pequenas bolhas e erosões podem aparecer. Você também pode notar alterações no comportamento do seu bebê que pode parecer mais incomodado do que o normal, especialmente durante as trocas de fralda, podendo até chorar quando a área da fralda é lavada ou tocada.

O mais importante é não entrar em pânico em caso de assadura em bebê. Muitos pais sentem que fizeram algo de errado, mas é importante saber que assaduras são bem comuns entre os bebês pois sua pele é extremamente sensível.

Quais são as causas das assaduras de bebês?

bebê deitando erguendo e segurando as pernas

As causas mais comuns da assadura em bebê são fraldas, ou roupas de baixo, úmidas em contato com a pele do bebê. O contato com a fralda deixa a pele do bebê mais sensível, enquanto o atrito entre a pele, urina ou fezes deixa a pele mais irritada. Com tudo isso, somado às condições úmidas e quentes encontradas na fralda do bebê, fica fácil entender porque os danos à pele sensível dos bebês são quase inevitáveis.

Nesse caso a barreira protetora da pele é afetada, e isso pode levar à erupção avermelhada e sensível que nós, como pais, tanto tememos.

Como prevenir as assaduras em bebês?

bebê com as pernas para o alto enquanto trocam sua fralda

bebê com as pernas para o alto enquanto trocam sua fralda É possível tomar certas medidas para minimizar bastante as chances de seu bebê desenvolver assaduras de fraldas. Troque a fralda com frequência, ou sempre que ela estiver com xixi ou cocô, usando água morna para limpar o bumbum a cada troca. Seque bem e aplique Bepantol® Baby a cada troca para proteger, hidratar e ajudar a fortalecer e recuperar a pele. Deixe seu bebê sem fralda durante um curto período de tempo todos os dias para a pele poder respirar. Caso o seu bebê tenha diarreias frequentes, a causa deve ser avaliada junto ao pediatra pois elas aumentam ainda mais as chances de assaduras. Se as assaduras persistirem mesmo com todos os cuidados, leve o seu filho a um pediatra para acompanhamento.

Image
Se você deseja relatar um evento adverso, por favor, clique aqui.
Se você deseja relatar uma queixa técnica, por favor, clique aqui.