Cuidados com os lábios

Cuidados com os lábios

Cuidados com os lábios

Nossos lábios possuem uma característica única: são uma área de transição entre a pele e a mucosa, por isso exibem uma cor e umidade natural característica, em condições normais. Os lábios brilhantes, corados e macios são seu estado normal.

Mas tantos estímulos externos podem afetar este equilíbrio, deixando os lábios ressecados!. Alguns exemplos são o clima muito seco, vento, excesso de sol, um resfriado que nos obrigue a respirar pela boca (ressecando os lábios), ou até mesmo uma ida prolongada ao dentista pode ser o bastante para deixar os lábios mais secos. Os lábios inferiores são os mais prejudicados, pois estão naturalmente mais expostos.

Lábios Artigo

Se estes estímulos são frequentes, sobretudo em pessoas mais sensíveis, os lábios ficam ressecados, podendo descamar e até rachar. O resultado, além de esteticamente desagradável, é incômodo! Até o simples ato de comer uma fruta ácida ou um alimento com sal pode ser bem desconfortável. Há ardência e repuxamento.

A boa notícia é que este problema pode ser evitado e facilmente controlado com hidratação específica para lábios. Existem produtos que são especialmente formulados para formar um filme protetor, dando conforto imediato e permitindo a rápida reparação, já que isolam a pele labial dos estímulos nocivos.

Lábios Artigo

A formulação destes hidratantes labiais deve conter ativos regeneradores, como o dexpantenol (pró-vitamina B5), que favorecem a reparação e aumentam a capacidade de proteção contra as agressões externas. Um hidratante labial completo também deve conter ingredientes oclusivos, os quais formam um manto protetor sobre os lábios. E, por falar em proteção, sempre que necessário, lembrar que a alta fotoproteção é a mais adequada, ou seja, deve ter no mínimo um fator de proteção solar 30 (FPS 30.) Este é o FPS recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Academia Americana de Dermatologia, como adequado para evitar os males da queimadura solar, muito comuns em nosso país.

O sol afeta a pele labial no dia a dia, pois esta área é muito exposta e não recebe filtros solares rotineiramente. Isso também ocorre em situações de exposição direta, como por exemplo, durante a prática de esportes. Desta forma, a proteção solar deve ser frequente, visando prevenção e integridade da pele labial.

Mas é bom lembrar que mesmo usando hidratantes labiais, caso haja alguma condição que não apresente melhora, procure um dermatologista.

Flávia Addor
Médica Dermatologista
CRM SP-66293

Se você deseja relatar um evento adverso, por favor, consulte o seu médico clique aqui
Se você deseja relatar uma queixa técnica, por favor, consulte o seu médico, por favor, clique aqui.

Comprando Aqui, receba em até 4 Horas
Comprar agora
 

Escolha um parceiro abaixo para comprar agora:

Atenção: Ao clicar em comprar, você será direcionado para uma página externa.