PRÉ-GESTAÇÃO
PREPARAÇÃO
GESTAÇÃO

1º MÊS

2º MÊS

3º MÊS

4º MÊS

5º MÊS

6º MÊS

7º MÊS

8º MÊS

9º MÊS
SEU BEBÊ

1º MÊS

2º MÊS

3º MÊS

4º MÊS

5º MÊS

6º MÊS

Qual é o intervalo ideal entre um filho e outro?

Qual é o intervalo ideal entre um filho e outro?

Muita gente diz que os filhos devem ser criados juntos, com pouca diferença de idade entre eles, para serem mais companheiros. Já outras pessoas pensam exatamente o contrário: que é melhor dar um longo espaço entre o primogênito e o segundinho, para que os pais fiquem mais tranquilos e consigam dar atenção individual a cada criança. Mas e aí? Qual é a melhor solução na hora de planejar a gravidez?

Na verdade, a melhor diferença de idade entre as crianças depende exclusivamente da sua configuração familiar. E isso não tem fórmula mágica! Cada família é de um jeito, possui uma dinâmica e entende suas condições e limitações melhor do que qualquer especialista ou palpiteiro de plantão. Mas tomar essa decisão pode ser muito complicado. Por isso, separamos algumas dicas para você refletir e tentar descobrir o melhor momento da sua família aumentar:

Sem pressão!

É natural: em algum momento, as pessoas vão te perguntar sobre o segundo filho. E se prepare para todo tipo de conselho! As pessoas amam bebês e crianças e ver quem a gente gosta tendo filhos é muito bom. Mas, na hora de dar ouvidos aos palpites, ouça apenas o(a) seu(sua) parceiro(a). Avaliem as condições de vocês dois, sem pressão ou interferência externa. E se não quiser o segundo filho? Ok também! Muitos casais hoje optam pelo filho único e são felizes assim.

Avalie suas finanças.

Não caia nessa de quem cria um, cria dois, três etc. Financeiramente falando, a coisa muda de figura. São duas escolas, dois planos de saúde, enfim, tudo em dobro! Claro que não precisa de muito dinheiro para ter outro filho, mas considerar o lado financeiro pode dar mais tranquilidade à família.

Considere sua estrutura familiar.

Aqui é importante ponderar com quem a criança vai ficar a maior parte do tempo nos primeiros anos de vida, quem serão os responsáveis pelos cuidados, quanto tempo os pais têm disponível para educar e conviver com o filho, como anda o relacionamento do casal e o momento de vida de cada um, a idade dos pais... Ou seja, tudo aquilo que pode afetar emocionalmente o futuro dessa criança e de sua família.

Dê tempo ao corpo.

Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre um parto e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico. Planejados ou não, filhos sempre são uma maravilhosa surpresa. E tê-los por perto é tudo de bom!



Posts relacionados


Se você deseja relatar um evento adverso, por favor, consulte o seu médico clique aqui
Se você deseja relatar uma queixa técnica, por favor, consulte o seu médico, por favor, clique aqui.

Comprando Aqui, receba em até 4 Horas
Comprar agora
 

Escolha um parceiro abaixo para comprar agora:

Atenção: Ao clicar em comprar, você será direcionado para uma página externa.